slide

0

Quero ser blogueira: Como iniciar?

| |

5 de outubro de 2016

Ei,Psiiu!

Quer ser blogueira e não tem a menor ideia de como começar no ramo?
Essa postagem é pra você!



1 - O que eu gosto de fazer?

A primeira coisa antes de se criar um blog é pensar: " o que eu gosto de fazer, falar, ou o que penso todos os dias? ". Participo de alguns grupos de blogueiras e acreditem, a maior pergunta feita em todos os tempos é: O QUE FALAR NO MEU BLOG?
Pode parece bem estranho alguém criar um blog sem ao menos saber do que deseja falar, mas é comum.
Se você faz parte desse time, calma que tem jeito!




Alguns blogs tem postagens bem interessantes titulando alguns temas legais para quem está sem criatividade. Mas particularmente, a inspiração vem de coisas simples no dia-a-dia então ando anotando coisas e informações ( já que esqueço tudo bem rápido).
Experimente analisar sua rotina, seus interesses, livros que lê ou séries que assiste; isso pode trazer uma enxurrada de informações. 

Ler outros blogs, assistir à vídeos no Youtube, programas de TV, também são ótimos artifícios para ativar a criatividade e logo reconhecerá seu dom! :)

2 - Identidade? O que é isso?

Um ponto crucial para o sucesso e reconhecimento de seu projeto é a identidade.
Você sabe qual nome dar à seu blog? Tem certeza que esse é O nome?
Lá em 2013 quando criei o "Ei,Psiiu!", pesquisei feito louca pelo Google, Bing, e imaginem mais quantos sites de busca existem; atrás de uma identidade, algo que fosse MEU e ninguém tivesse feito ainda.

Confesso que a identidade visual do blog mudou bastante.
Sempre tive ideia desta final, mas nunca consegui passar para o papel! 
Aí contatei minha amiga Karoline Campos da Bo$$ Design e estamos aí, com essa logo INCRÍVEL e que resume bem tudo o que abordo aqui e no canal.
Por mais que pareça bobagem, é importantíssimo ter em mente o que deseja passar aos leitores com sua Identidade, sendo a imagem em si e o nome.

Na hora de elaborar a tua marca, pense em coisas fáceis de ser digitadas e memorizadas.
Muitas vezes queremos ser as loucas do Inglês, colocar várias palavras lindas e que desculpe a sinceridade: quase ninguém sabe o significado!
É bacana o esquema de usar as iniciais como sigla, isso dá um charme; mas é legal também que te procurem e achem pelo nome todo.

Novamente me colocando como exemplo, foi ótimo escolher esse nome por ser "único" mas depois de uns anos vi outros canais e blogs quase iguais.
E na hora de pesquisar no Youtube SEMPRE aparece a música do Michel Teló "Ei Psiu beijo me liga ", então é algo que teremos que lidar e começar a estudar SEO para melhorar o rankeamento dos vídeos e do canal. 
Assim como acontece com o blog também.

Muitas meninas usam o próprio nome, acho chique.
Talvez comigo não fosse ficar muito bom, quantas "Maria Eduarda" tem por aí?
Mas alguns ficam na mente: Alice Lima, Mari Saad, Evelyn Regly, Maju, dentre muuuuuitas!

Com isso tudo eu só queria dizer: tenha criatividade, não copie o nome do coleguinha nem mesmo mudando uma palavra como "Boca Roxa", " Depois dos 16 " e enfim, vocês entenderam! 

3 - Layout dos Sonhos

É comum que já queira começar LÁ EM CIMA, com um layout maravilhoso, cinco milhões de seguidores, postagens super compartilhadas, mas sinto lhe informar que não rola!



Óbvio que depois de ter a identidade do seu blog formada, vai querer um ambiente acolhedor e que seus leitores sintam-se em casa por horas; mas no começo do blog geralmente não se tem uma grana alta para investir em uma programação super elaborada, com um super design, responsivo, e com toda a tecnologia necessária para sustentar todas as plataformas ( smartphone, tablet, desktop, notebook... ) e navegadores ( Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Baidu... ).
Indico que tenha um foco e seja prática: cores, uma pesquisa por blogs que se identifique e está pronta para procurar layouts free ou usar os disponíveis no Blogger, por exemplo.

Caso vá baixar um free, evite mexer na estrutura HTML. 
Se está atrás de um gratuito é por não saber programar; então não invente moda ou pode desconfigurar VÁRIAS partes importantes.
E claro, NUNCA mude os créditos caso não tenha sido feito por você mesmo; fica muito feio ver o MESMO LAYOUT em diversos sites e um ou outro com crédito modificado ( quando está na cara de que é free! ).

E se você prefere usar os disponíveis no blogger, tem uma opção bem prática "Modificar Layout" onde mexe apenas nas cores, disposição das coisas, fontes... é simples e não há riscos de fuçar onde não deve!

4 - Formatação? Gramática? Concordância? Oquequiéissu?

Minha gente, o que vemos por aí de blogs em que a escrita é totalmente errada chega a doer os olhos! Não adianta fugir do português na escola, é essencial e não só na hora de escrever em blogs; tem as provas, concursos, entrevista de emprego... EITA.




Então vamos estudar um pouquinho, é triste entrar em um blog onde tudo te agrada mas as postagens são de arrepiar a cada erro ortográfico.
É bacana pensar em como formar a frase, nas palavras e como se encaixam, na pontuação e no SENTIDO que proporcionam ao texto.
São muitos pontos, eu sei. Mas quem lhe disse que ser blogueira era fácil?
Fora que algumas técnicas de redação também se aplicam no corpo do texto em alguns casos. 

Eu tenho uma forma "única" de escrever e arrumar o texto para que mesmo sendo muito grande não fique cansativo: gosto de separar os pontos por "parágrafos", fazendo pequenas caixinhas e tornando a leitura mais rápida.
É o meu jeito, mas há quem não goste e prefira uma leitura "corrida".
Isso varia de blogueira para blogueira, e faz parte da personalidade de cada uma.

5 - Oba! Brindes!


Sabe o que suja a imagem de quem trabalha na internet?
A vontade incessante de ganhar coisas de graça.

" Fulana de tal tem mais de cinquenta marcas enviando produtos para sua casa todo mês "
Nossa, que legal! Mas você sabia, que fulana de tal tem mais de três anos de trabalho? Que as postagens são frequentes? Ah, e você sabia que esse glamour é só a ponta do iceberg? Por trás de toda essa beleza e tranquilidade de " receber coisas de graça " trata-se de trabalho DURO
Esse produto de pele não está sendo enviado a toa: aquela menina precisa testar por um tempo, pensar nas palavras certas para não ofender caso tenha sido uma experiência horrível, e tentar não perder a credibilidade. Aquela menina precisa mostrar para outras e tentar pelo menos um pouco influenciá-las a comprar e ter aquele produto.
Não pense que é fácil quando só o resultado final está ali para bater palmas

Muita gente entra no ramo com essa ideia de que é só sentar, escrever meia dúzia de palavras e ter sua casa repleta de coisas que não gastou um tostão mas sinto lhe informar que você mais gasta do que recebe.
Um blog precisa de investimento em identidade visual, registro/domínio, se fala sobre livros precisa comprá-los para resenhar, ou de maquiagens, produtos de cabelo, jogos, enfim!

Hoje não vamos falar sobre parcerias ou como consegui-las, mas é fato de que precisa ter público para ter o que oferecer de volta à quem investe em você.
Não se prenda em ganhar, ganhar, ganhar.
Dê amor à seu blog, seu público, responda comentários, atualize seu blog, informações, esteja sempre disposto a trabalhar e isso vai fazer tudo andar.
Para uma flor crescer, precisa regar.

Você é responsável pela marimba que cativas - Brasil, Inês.

Então pense em trabalhar, trabalhar, trabalhar e logo os resultados aparecerão.

Por hoje é só, pessoal!
Espero que tenha os ajudado e força na peruca com seus blogs S2

Beijos e até, 











Comente com o Facebook
0 Comente com o Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião !